Realizada pela Revista RACING, 29ª edição foi realizada em São Paulo, às vésperas da etapa brasileira do Mundial de Fórmula 1

Um dos eventos mais aguardados do ano no esporte a motor brasileiro foi realizado na noite da última terça-feira (04/11), em São Paulo. A 29ª edição do Capacete de Ouro, o ‘Oscar’ do automobilismo nacional, premiou os melhores pilotos do Brasil da temporada 2025, eleitos por votação da imprensa especializada. Tradicionalmente promovido e realizado pela Revista Racing, e com apoio da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo), o evento foi transmitido ao vivo por meio do canal da publicação no YouTube e contou com diversas personalidades, pilotos, chefes de equipe, dirigentes, promotores e jornalistas.
O Capacete de Ouro voltou a ter a capital paulista como palco depois de, nos últimos anos, ter sido realizado em Brasília (DF). O evento que premiou os melhores de 2025 aconteceu às vésperas do GP de São Paulo de Fórmula 1, principal acontecimento do esporte a motor do calendário em solo nacional.

A votação contou com a participação de profissionais de imprensa de todo o Brasil. Foram escolhidos e premiados os pilotos de maior destaque nas diversas modalidades e categorias. No passado, já receberam a honraria ícones do esporte como Emerson Fittipaldi, Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello, Felipe Massa, Helio Castroneves, Lucas Di Grassi. Na edição 2025, foi homenageado também o atual representante do Brasil no Mundial de Fórmula 1, Gabriel Bortoleto.

Além do Troféu Capacete de Ouro, Gabriel recebeu uma homenagem de Alan Mosca, da Sid Special Painting, em conjunto com a Revista RACING, de um Capacete de Ouro Especial folheado a ouro, com o desenho estilizado de sua pintura habitual.

Os premiados — Entre os mais votados, Felipe Fraga foi eleito como o melhor piloto do ano na BRB Stock Car. Líder da temporada 2025, o piloto da Eurofarma RC vem de campanha impressionante na corrida principal da etapa de Campo Grande (MS), realizada em sua maior parte com chuva.
O mais jovem campeão e vencedor da mais importante categoria do Brasil largou em 22º e cruzou a linha de chegada em terceiro lugar na capital sul-mato-grossense, chegando assim a seis pódios no campeonato. Fraga foi também o primeiro vencedor da nova era de carros SUV da Stock Car, há exatamente seis meses, em Interlagos. “Quero agradecer a todos os jornalistas que votaram em mim para esse prêmio. É uma premiação muito legal. Participo do Capacete de Ouro desde o começo, lá no kart. Quero agradecer também à Eurofarma RC, a todo nosso time”, disse o vencedor do troféu em um vídeo especial exibido no evento, já que Fraga não pôde estar presente e foi representado na cerimônia por Glauce Marques, gerente de patrocínios e eventos da Eurofarma, patrocinadora da equipe RC Motorsport, defendida por Fraga.

Felipe Barrichello Bartz levou o Capacete de Ouro como o melhor do ano na Stock Light, categoria de acesso à BRB Stock Car. Finalista na temporada 2025 — com decisão marcada para o fim de semana de 29 e 30 de novembro, em Brasília —, o sobrinho de Rubens Barrichello defende a SG28 Racing e faturou três vitórias, nove pódios e uma pole no campeonato deste ano. “É uma honra receber esse prêmio novamente. Muito obrigado a todos que votaram em mim. Quero agradecer a Deus. Sem Ele, nada seria possível, e também agradeço à minha família”, declarou.

A votação elegeu o melhor piloto do Brasil no conceito TCR na temporada 2025. Em seu primeiro ano completo correndo nos campeonatos sul-americano e brasileiro de carros de turismo, Nelson Piquet Jr. conquistou o Capacete de Ouro na categoria. Concorrente ao título nas duas competições, o piloto da Squadra Martino subiu oito vezes ao pódio no TCR South America Banco BRB e venceu pela primeira vez no desfecho da etapa do Velocitta, em outubro.

Na fase brasileira da competição, Nelsinho concilia sua campanha entre o TCR e a Stock Car e se alterna na pilotagem do Mitsubishi Eclipse Cross na Pro Series com o Honda Civic Type R FL5 na “Libertadores do Automobilismo”. “Parabéns a todos os vencedores. Sempre é bom estar aqui. O TCR tem sido muito legal, uma experiência diferente para mim, com carro de tração dianteira. Tem sido um desafio correr junto com a Stock Car, em finais de semana duplos para mim, com quatro corridas no fim de semana. Está sendo muito bacana, espero que a categoria siga crescendo e que possamos fechar o ano com chave de ouro. E que venha 2026”, afirmou Nelsinho.

Uma das grandes revelações do esporte a motor brasileiro em 2025, Heitor Dall’Agnol venceu o Capacete de Ouro na categoria Fórmula 4. Estreante na competição, o gaúcho de 16 anos representa a equipe TMG Racing e também sua cidade-natal, Passo Fundo. Apadrinhado por Felipe Massa, Heitor impressionou desde sua chegada com grandes feitos, sendo o piloto com mais vitórias (quatro) e pódios (oito), lidera o campeonato geral e também entre os pilotos ‘rookies’.

“Receber esse prêmio em uma categoria como é a Fórmula 4 Brasil é muito gratificante. Chegar nessa fase do campeonato na liderança é muito importante. Conquistar o Capacete de Ouro significa muito. Todos nós almejamos levar um prêmio assim. Agora é seguir em frente. Quero agradecer aos meus patrocinadores pelo apoio, meus empresários e a minha família. Sem eles, nada disso teria acontecido”, enalteceu Dall’Agnol.
A premiação também coroou o grande ano de Alexandre Bastos na Turismo Nacional. O catarinense de 24 anos recebeu a honraria na esteira de um grande ano na categoria dos carros mais vendidos do Brasil e já faturou nove vitórias e 25 presenças entre os cinco primeiros em 29 corridas disputadas. Xande é o líder dos campeonatos Overall (soma de todos os pontos marcados nas etapas), Sprint e Endurance às vésperas da reta final do calendário.

“Muito obrigado a todos os jornalistas que votaram e também à minha família. A partir do momento em que a Turismo Nacional entrou em evidência na Vicar com esse plano de carreira, onde podemos transformar nossos sonhos em objetivos, isso para mim foi uma virada de chave muito grande e deu uma enorme oportunidade. Vamos buscar o título e subir para a Stock Light no ano que vem. Sou muito grato a todos da Vicar por proporcionar esse momento para nós”, destacou Xande Bastos.
Transformação — Todas as categorias acima são promovidas pela Vicar, maior empresa do gênero na América Latica. Lincoln Oliveira, CEO da Vicar, ressaltou o êxito alcançado pela empresa ao lançar um programa de promoção de novos talentos que sonham em se profissionalizar e chegar ao topo do automobilismo brasileiro na BRB Stock Car.

“Iniciamos um processo de criar a profissionalização dentro do automobilismo. Estamos contribuindo para melhorar o nosso esporte criando um caminho completo no qual o piloto sai do kart, vai para a Turismo Nacional, pode seguir para o TCR ou a Stock Light e vai para a Stock Car Pro Serie, com premiações em incentivos, insumos e bolsa mensal. Caso ele queira optar pelo caminho dos monopostos, a Fórmula 4 Brasil é o caminho. Para nós, é um motivo de muita alegria, de transformação no esporte. Queremos ver muitos pilotos se dando muito bem, repetindo os exemplos de Rubens Barrichello, Felipe Massa, Nelson Piquet Jr. e do próprio Gabriel Bortoleto”, declarou o executivo.
Lincoln Oliveira também explicou a transformação pela qual vivem as categorias promovidas pela Vicar, encabeçadas pela BRB Stock Car Pro Series, que em 2025 inaugurou uma nova e revolucionária era de carros tipo SUV.

“Esse trabalho nasceu com um amplo estudo de mercado, e 80% do público sinalizou que gostaria de ver os carros da plataforma SUV na pista. Fizemos o projeto, iniciamos um conceito de desenvolvimento completo do carro, com quase duas mil peças desenvolvidas. Foi um processo de transformação radical, com problemas, que são naturais, mas hoje temos um carro de corrida muito bom”, salientou.
“A transformação não aconteceu somente no carro, mas na organização como um todo, renovando tudo com muito investimento e trabalho. Nossos eventos crescem a cada dia, e seguramente teremos muitas novidades no ano que vem”, complementou Oliveira.
Confira todos os vencedores da 29ª edição do Capacete de Ouro por categoria
Fórmula 1: Gabriel Bortoleto
Top: Eduardo Barrichello
Internacional: Rafael Câmara
Stock Car Pro Series: Felipe Fraga
Stock Light: Felipe Bartz
Turismo Nacional: Alexandre Bastos
Fórmula 4 Brasil: Heitor Dall’Agnol
TCR: Nelson Piquet Jr.
Copa Truck: Felipe Giaffone
NASCAR Brasil: Rubens Barrichello
Copa HB20: André Bragantini Jr.
Nacional: Marçal Muller
Rally: Juliano Sartori / Rafael Sartori
Off Road: Lucas Moraes
Mitsubishi Cup: Bruno Van Enk / Eduardo Costa
Kart Revelação: Nicolas Guth
Kart: Olin Galli

